quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O PESO DA ALIANÇA NACIONAL SOBRE OS PARTIDOS NO RS

Lula afirma que ninguém pode proibir o presidente de visitar obras feitas com o dinheiro do povo para o povo e promete viajar até 31 de dezembro, a meia noite. Acusa a oposição de tentar impedí-lo de viajar, com sua candidata Dilma a tiracolo, em plena campanha antecipada. Acusa a oposição de não ter discurso e nem propostas. Presidente, a questão não é a falta de discurso ou de propostas da opisição. A questão é o seu comportamento.Vamos ver as coisas claras, como cidadãos cumpridores de leis morais e éticas. Campanha antecipada não pode. Não foi a oposição que inventou esta regra. A questão não é impedir o Presidente de viajar, sabemos muito bem o quanto o senhor gosta de uma viagem. A questão é viajar com quem e pra quê. Presidentes devem obedecer a regras e leis como qualquer um. Não estão acima do bem e do mal. Lula se esquece com frequência disto. Se a justiça disser que está errado, o presidente não pode desdenhar e dizer que ninguém pode proibir o presidente de viajar.

Toda vez que o Lula é confrontado com um comportamneto irreguilar ou uma prática ilegal o discurso é o mesmo: é perseguição da oposição. Quem não se lembra do "deixa o homem trabalhar" criado para transformar todas as denúncias de corrupção envolvendo o Mensalão em meras invenções de uma oposição inconformada com a perda do poder. E deu certo. A relatividade moral foi inagurada na era Lula e fez com que a percepção da população mudasse em relação a corrupção, que passou a ser vista como característica do meio político: "todo mundo faz".

ALIADO DE DILMA RECEBERÁ PRESIDÊNCIA DA CCJ

Está no Valor Econômico de ontem (10/02), pg A6: Comissões acomodam interesses regionais pela aliança PT e PMDB. CCJ deve ir para o PMDB gaúcho para reforçar aproximação do partido no Estado com Dilma. Mendes Ribeiro Filho, aliadíssimo de Dilma é o escolhido. A CCJ é a Comissão mais importante da Casa. E isto que o jogo pesado ainda nem começou. Esta será uma eleição de fartos recursos e benesses apenas para quem já está no poder e seus aliados. Todos os outros candidatos terão imensas dificuldades de arrecadação. O PT nacional já deixou claro que vai brindar seus aliados com o que for preciso para deslanchar a candidatura Dilma. Vale tudo.

A DUPLA MORAL DE TARSO

Tarso afirma que o apoio de Fogaça a Dilma - que só é tratado como eventual pelo candidato do PMDB -, não o incomoda e nem prejudica sua candidatura. Isto porque só ele teria o apoio de Lula no Estado. Para Tarso, o apoio não impedirá que o PT critique a postura do PMDB estadual ao apoiar o governo Yeda e nem blindará a administração municipal de receber críticas durante a campanha. Na contramão desta afirmação Tarso quer ter um vice do PTB, que também faz parte do governo Yeda e se destaca como uma das forças mais atuantes da base aliada da governadora. Falta coerência.

JAIRO JORGE E O RANÇO PETISTA

Dilma busca o palanque de Fogaça para fugir ao isolamento do PT gaúcho. E mais, ganhar no RS é fator estratégico de primeira grandeza para o PT levar a campanha para o segundo turno. Para o PT nacional, que tem alianças amplas com o PMDB e com o PP, a culpa das perdas do PT nas últimas eleições no Rio Grande do Sul é consequencia do radicalismo do discurso de esquerda dos petistas gaúchos, que dificulta o entendimento e a aproximação com os outros partidos, deixando a legenda no isolamento. O único que se destaca neste quadro é o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, que por suas ações vem se cacifando para uma futura candidatura ao governo do Estado. Com certeza, sem o ranço característico de algumas alas do PT, conseguirá compor um leque amplo de alianças.

Um comentário:

  1. Fernanda,
    Antes de mais nada, obrigado pelo envie do teu blog
    Já quero te convidar para um café da manhã que estou oferecendo para jornais de bairro, blogueiros, mídia, no dia 23 de fevereiro, ás 9h30min, no Marco Zero, 2. piso do Mercado Público, para eu dar uma coletiva como presidente do PT de Porto Alegre e explicar meus projetos na direção do PT da capital.
    Vou inclusive responder alguns pontos de tuas matérias
    Abraços,
    Adeli Sell, presidente do PT de Porto Alegre, RS

    ResponderExcluir

obrigado por participar!