segunda-feira, 26 de abril de 2010

Especulações e exercícios imaginativos...

Se o PSDB der a coligação proporcional para ter o PP e viabilizar a candidatura Yeda, o PPS corre o risco de não eleger nenhum deputado. Algumas lideranças do partido falam até em sair da coligação com Yeda. Neste caso, para onde iria o PPS em caso de coligação PSDB-PP? Para Fogaça, que elegeu prefeito e depois perdeu pro PMDB? Pro Beto, dar um fôlego para a candidatura do PSB? Ou para o PTB-DEM?

E o Beto Albuquerque? Manterá realmente sua candidatura caso o PP vá de Yeda? Acho que não. A viabilidade da candidatura de Beto sempre passou pelo apoio de uma grande legenda ao seu nome. A tendência é que vá de Tarso ou de Lara. Aposto minhas fichas em Lara, com quem, apesar do ruído causado pelo episódio da pesquisa Methodus, Beto vinha mantendo conversações respeitosas e construtivas rumo a consolidação de uma candidatura alternativa.

Neste novo cenário, onde hipoteticamente Beto se uniria ao PTB-DEM, poderíamos ter a novidade da eleição. Uma chapa de centro, competitiva, com bom tempo de TV e pluralidade representativa. E se o PPS viesse junto? Como ficaria?

A decisão política mais importante do ano, até agora, será a resposta do PSDB ao PP. Deve sair até sexta-feira. A tendência é que assim que a questão se resolva, saia nova pesquisa com o retrato do cenário. Mas não será a pesquisa definitiva a marcar o início da campanha. Esta, só veremos depois que todas as peças estiverem postas no tabuleiro eleitoral, com todas as coligações definitivamente fechadas, sabendo, definitivamente, quem será e quem não será candidato. Apenas aí deixaremos de especular...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por participar!