quarta-feira, 26 de maio de 2010

PDT força a barra e erra a mão

Fiquei pasma com a informação de que Lupi ameaçou romper a aliança porque peemedebistas abriram apoio a Serra. Dilma quer apoio à força? Pega até mal.
Lupi desconhece a realidade histórica do PMDB no RS. Beira o ridículo querer obrigar alguém a apoiar alguém. PMDB nunca foi PT no RS. Nem será. Pode tentar fingir, mas seus militantes não engolem.
E a artimanha do senador Simon querendo fazer moção de candidato próprio... Uma hora PMDB vai ter que sair da moita e dizer pra onde vai.
Fogaça será o maior prejudicado por uma obrigatoriedade de apoio a Dilma. Já está sendo. Melhor que o PMDB-RS ficasse neutro.
Já coloquei diversas vezes aqui que o RS é prioritário para Serra e Dilma. Agora que Dilma subiu nas pesquisas, graças a propaganda política irregular, Serra precisa, mais do que nunca, de um palanque. E para Serra é melhor ter um palanque com 5% de rejeição do que um que varia de 36% a 55%, dependendo do instituto de pesquisa.
Outro fato é que por mais que os deputados do PMDB e seus militantes simnpatizem com Serra, este não subirá em palanque com Fogaça. Aí seria demais para o PDT. No máximo Serra conseguirá a neutralidade de Fogaça. E isto é ruim pro Fogaça. Será muito questionado sobre o tema. Gaúcho é povo de opinião, não gosta de murismo. E a impossibilidade de Fogaça construir um discurso mais contundente e alternartivo ao PT é bom pro PT e pra Dilma. E não pro Serra. Quando estas questões começarem a ser levantadas durante o HPEG e quando o primeiro turno começar a pegar fogo é que veremos o tamanho real do estrago que será pro PMDB.
E outra, segundo turno com dois palanques pró-Dilma no RS? Não creio. Se der Fogaça, os outros partidos que vierem se juntar a ele, contra o PT, não aceitarão. Enquanto isto, muito acertadamente, PTB-DEM e PPS trabalham para ser o segundo palanque do Serra no Estado. Serra merece uma alternativa. E se vingar, a frente pela renovação PTB-DEM-PPS pode vir a ser a grande novidade desta eleição. E uma alternativa real para os eleitores.

Um comentário:

  1. É correta a tua análise.
    Nada de muros.
    Por isso, sempre deixo claro minhas opiniões. E também como presidente do PT-POA pretendo dar esta tônca.
    Adeli Sell

    ResponderExcluir

obrigado por participar!